Cerveja + Música

Musica + Cerveja

Sabes o que combina na perfeição com a tua cerveja? MUSICA!

Segundo Dr.Felipe Reinoso Carvalho, um investigador em Bruxelas, descobriu que podes realçar a perceção do sabor da tua bebida favorita, cerveja, ao ouvir as músicas certas.

Estás constantemente rodeado por estímulos sensoriais como som, sensação, cheiro e cor — tudo isto influencia o teu paladar. Não pensarias que a música teria tanto impacto no sabor; mas a ciência prova o contrário. Num dos estudos, publicado na Frontiers in Psychology, realizado em conjunto com o The Brussels Beer Project e a banda inglesa The Editors, o Dr.Felipe Reinoso Carvalho e a sua equipa criaram uma cerveja tipo porter inspirada na vibração e identidade visual indie rock da banda. Criaram uma ale de corpo médio infundida com chá Earl Grey para adicionar notas cítricas que contrastariam com os sabores maltados e achocolatados da ale. Voluntários provaram a cerveja com ou sem rótulo e com ou sem música.

As pessoas que receberam a cerveja com embalagem e uma banda sonora a tocar em segundo plano gostaram mais da cerveja e acharam-na mais saborosa do que aquelas que beberam a cerveja sem música ou embalagem. Assim, a música rock combina melhor com cervejas de malte que têm um sabor a grão torrado, uma ligeira doçura e notas de especiarias e/ou chocolate:

"Neste caso, mostrámos a pessoas que já conheciam a música utilizada no experimento que não só gostaram mais da experiência multissensorial de beber cerveja enquanto a ouviam, como também gostaram mais da própria cerveja", disse o autor principal do estudo, Dr. Felipe Reinoso Carvalho, num comunicado de imprensa. "Parece que o prazer adicional que a música trouxe à experiência foi transferido para o sabor da cerveja."

Lembrar também, é que a música é inteiramente preferencial. Portanto, se não és fã do artista ou da música, não terás uma experiência tão agradável. Precisas de bandas sonoras que te toquem a um nível emocional mais profundo. Mas, na verdade, o que tens a perder? No mínimo, esta ciência e o teu iminente experimento científico darão uma boa conversa de jantar, se nada mais...

Cervejas “Doces”

Amber ales, pilsners e tipos de cerveja doces e frutadas que desfrutarias num dia quente de verão ou num churrasco, diz o Dr.Carvalho, são melhor apreciadas enquanto ouves músicas que têm um som puro. Se quiseres seguir a rota clássica, opta por música que tenha piano e flauta. Os instrumentos são mais agudos, com um som mais puro, e tipicamente apresentados em músicas mais leves e edificantes. Dr. Carvalho recomenda "Time Has Told Me" de Nick Drake e "Blackbird" dos The Beatles.

Cervejas Lupuladas

IPAs, pale ales e outras cervejas amargas são melhor servidas com músicas tropicais porque complementam as excentricidades umas das outras. Opta por músicas que tenham muitas harmonias, sons mais rudes (em comparação com pianos e flautas), e que usem instrumentos de metal (como trombetes e trombones). Dr. Carvalho recomenda "Exodus" dos The Skatalites. Qualquer coisa de Bob Marley, como "Don’t Worry, Be Happy", também é uma boa escolha.

Cervejas Sour

Cervejas belgas (como lambic e gueuze) são ácidas e azedas, por isso são melhor harmonizadas com música rápida, com ritmos fortes e dissonância (quando duas notas opostas são tocadas em uníssono). Experimenta "Hairspray Queen" dos Nirvana ou "King Rocker" dos Generation X.

Cervejas Fortes (Alto Teor Alcoólico)

Cervejas com alto teor alcoólico e sabor forte e marcante (e amargor) são complementadas por músicas mais sombrias, dissonantes e que apresentem um sintetizador (um instrumento musical eletrónico que os artistas usam através de um teclado). Ouve "Tainted Love" dos Soft Cell ou "Take On Me" dos a-ha.

Se a tua preferência é mesmo cerveja e desfrutar com música, então tens a nossa SPOTIFY PLAYLIST com músicas escolhidas por ti e todos os amantes de cerveja artesanal.

Próximo
Próximo

🎁 10 Ideias de presentes para oferecer no Natal